Ciúmes: Quem nunca viveu esse sentimento?

Quem já não sentiu uma pontinha de ciúmes do namorado(a) que atire a primeira pedra! Há quem diga que esse sentimento é bom para temperar a relação. Mas e quando exageram no “Tempero”? Ciúmes, ou sentimento de posse se assim preferir, está presente na vida das maiorias dos casais, e também nas amizades. Segundo Sigmund Freud, o Ciúme pode existir como produto do próprio desejo de trair: Algumas pessoas sentem esse “desejo”( de trair) e tiram a conclusão de que, porque sentem esse desejo( de trair), o outro ( namorada, namorado, marido, esposa..) também sentem a mesma vontade. Freud também relata outra ocasião: O Ciúme que vem de uma homossexualidade reprimida: A pessoa disfarça o que sente usando o ciúme como álibi, recurso que disfarça a atração pela pessoa do mesmo sexo.

O escritor Ubiratan Rosa, Autor do livro “ Mais Amor , Menos Ciúmes”, fala que o Ciúme pode ser considerado um impulso egoístico , muitas vezes baseado em indícios imaginários.

Mas não pense que somente nós, meros mortais, sentimos Ciúmes. Nicolle Scherzinger, Vocalista da Banda The Pussycat Doll, disse que Lewis Hamilton ( Piloto da Formula 1), sente ciúmes: “ Lewis sente ciúmes quando um homem me olha” revela a bela morena. Angélica, participante dessa edição do BBB10, disse que também é muito ciumenta. Mal saiu da casa mais vigiada do País, ligou para sua companheira e ela não atendeu: “Também teria ficado chateada. Sou muito ciumenta”. Para você não cair em algumas possíveis armadilhas, algumas dicas para amenizar o ciúme para com a pessoa amada:

  • Mantenha o diálogo sempre presente na Relação;
  • Tenha a Capacidade de se colocar no lugar do Outro;
  • Respeite os sentimentos e diferenças do Parceiro ( a);
  • Tenha auto-estima e não depende de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade;
  • Tenha confiança com base de um relacionamento.

“Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce.” (William Shakespeare)

Rafael Vargas

2 Respostas para “Ciúmes: Quem nunca viveu esse sentimento?

  1. Gostei muito do tema abordado (ciúme), são poucos textos que li que tem essa qualidade informativa aliada a coerencia e a infomalidade do texto.

Deixe um comentário abaixo: