Especial Halloween – Parte I (Salem)

Fim do ano chegando e a prova viva disso é o Halloween, não muito comum no Brasil a festa do dia das bruxas se propagou por aqui graças as escolas de inglês, já que o nosso país laico (sem religião imposta pelo governo) na verdade é cristão por natureza, mas vamos aprofundar isso durante o nosso especial que damos início hoje e vai até o dia 02 de novembro (finados).

Para dar início, que tal falarmos de Salem? Nosso amigo e colaborador Rafael Toledo foi até os EUA e nos contou em detalhes como foi essa experiência. Vejam abaixo:

Na Nova Inglaterra, mais precisamente em Massachusetts, vivi dias incríveis em uma cidade mágica chamada Salem.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, Salem é famosa no mundo todo por causa de um trágico episódio de histeria coletiva que aconteceu em 1692, conhecido como o Julgamento das Bruxas de Salem onde 20 pessoas foram acusadas de bruxaria e enforcadas.

Por causa de toda essa polêmica, Salem ficou conhecida como a Cidade das Bruxas. E atualmente quase todos os estabelecimentos comerciais, polícia local e pontos turísticos remetem ao tema Bruxas (paradoxal né?). Não é a toa que Salem e a Nova Inglaterra já serviram de cenário para vários filmes de bruxas famosos como Abracadabra (1993) e Da Magia a Sedução (1998)

Salem é uma cidade que pode ser comparada com uma velha senhora cheia de magia e segredos, pois em cada esquina algo surpreendente pode acontecer. Não é estranho você encontrar pessoas vestidas com chapéus pontudos e capas pretas no meio da rua num dia de semana às 2 da tarde. Ou um bode usando óculos escuros dentro de uma loja. (rs)   

Visitei o Memorial das Bruxas de Salem onde estão registrados os nomes das vítimas e a data dos enforcamentos. O interessante é que na verdade, Salem atualmente não é no mesmo local onde era em 1962. O Local exato dos enforcamentos é conhecido como Gallows Hill, a cerca de 15 minutos do centro de Salem. Todo ano nesse local acontece um ritual, na noite do Halloween, (31 de outubro) onde os mortos nos julgamentos são lembrados e homenageados e a cidade vive praticamente um carnaval fora de época, com turistas vindos do mundo inteiro para vivenciar a experiência.

Diversos museus espalhados pela cidade retratam a história das Bruxas de Salem e por apenas alguns dólares é possível fazer um tour noturno pelos diversos pontos assombrados da cidade.

Se o interesse for compras, Salem é simplesmente o paraíso do mercado esotérico. Lojas como a New England Magic, a The Magic Parlor e a Nu Aeon, da famosa bruxa Gypsy Ravish alimentam os sonhos de consumo dos visitantes. Portanto, prepare o seu cartão de crédito por que as coisas lá não são muito baratas.

Salem também possui muitas opções de bares e restaurantes dos mais diferentes estilos. Margaritas no Howling Howl, American Breakfeast no IHOP, o Passage to Índia oferece uma maravilhosa e verdadeira comida indiana. No Lobster Shanty os pratos variam desde uma sopa vegetariana até os mais requintados pratos feitos com lagosta. ai ai…

Na cidade também é possível encontrar uma estátua da famosa Samantha do antigo seriado A Feiticeira e esse é considerado um dos pontos de referência em Salem.

Rafael Toledo e Samantha

Abaixo mais algumas fotos:

Se eu encontrei alguma bruxa de verdade na minha viagem a Salem? Bom, isso é assunto para um outro artigo.

Rafael Toledo

Também fiquei com vontade de conhecer, e vocês? Nestas horas eu penso, há tanta coisa acontecendo no mundo e nossa cabeça acha que o nosso mundo é o único que existe…

Abaixo as primeiras dicas deste especial com achados na internet:

Vai fazer uma festa de halloween em casa ou na sua escola de inglês? Que tal umas dicas para decoração? Abaixo segue alguns links com várias idéias e no final de cada post mais outros links com mais dicas.

1- Recicla e Decora;
2- O Artesanato 1;
3- O Artesanato 2.

E se você quer mesmo conhecer Salem e mais sobre brux@s, tem uma excursão acontecendo de 24/10 a 02/11. Ainda dá tempo, clique aqui se ficou interessado e tenha mais informações.

Leonardo Portela

Uma resposta para “Especial Halloween – Parte I (Salem)

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s