A difícil decisão de sair (ou não) do armário

Ainda é muito comum nos dias de hoje, nos depararmos com pessoas que possuem um grande medo em revelar a sua orientação sexual. Afinal, não é fácil. Em Pleno Século XXI o preconceito ainda existe, e muitos ainda “fecham os olhos” para essa realidade.

Primeiramente, o mais difícil é se aceitar. Muitos tentam fugir disso de várias formas: Namoram mulheres (e até mesmo se casam),viram seminaristas ( ou tentam) e também se suicidam. Não é fácil chegar para sua família, principalmente para o seu Pai / Mãe e falar: ” Eu sou Homossexual“.

E os amigos? Agente fica com medo da amizade acabar. Mas se a amaizade acabar..será que estes” amigos” são verdadeiros? C.A relata como foi sair do ámario:

Minha vida não mudou muito depois que contei pra minha mãe porque me impus como homem.Só me deu um certo alívio pois sofria uma certa chantagem do meu próprio irmão, mas nada de anormal, coisinhas bobas…mas com o tempo isso me deu força pra contar de vez! De qualquer forma já era o momento de contar de vez, afinal já tinha meus 20 anos e as namoradas não apareciam! Tinha medo da reação dela e de principalmente contar para o meu pai que é uma pessoa mais tradicional e difícil de lidar. Mas ela foi bem flexível, é evidente que de imediato ela se assustou pois pensava que eu tinha engravidado alguma moça! (Risos)”
C.A ainda fala de como é possível lhe dar com isso, e relata que o melhor é ter um “porto seguro” em casa ou na rua, com os amigos.
O importante é ter um cúmplice na rua ou em casa se você não puder contar pra todo mundo! Semana passada mesmo descobri um amigo de faculdade que ninguém desconfia, ele está quase doente porque eu descobri, então converse com alguem de sua confiança (Amigos ou familia), não faça besteira!”
Sabemos que não é uma situação fácil. E que é uma “atitude” que deve sim ser pensada. Se você ainda não está preparado para se abrir, não faça. Mas não sofra com isso. É sempre bom poder conversar com alguém que possa entender você. Essa decisão cabe somente a você. Não ceda a pressão de ninguém. Assim que você se sentir confortável para assumir sua opção sexual, você fará.
Rafael Vargas

Uma resposta para “A difícil decisão de sair (ou não) do armário

  1. ola equipe do confessionario,.
    achei interessante essa materia, e me lembrei de um texto que achei na net, uns 5 ou 6 anos atras. falando de como sair do armario. achei muito interessante pra minha vida.
    talvez seja interessate vcs publicarem ele no site..
    me mandem um email para q eu envie esse texto a vcs para q analizarem..
    forte abraço a equipe…

Deixe um comentário abaixo:

