Vocabulário Gay em Alta!

 Aham Claudia Senta lá, Aloka, fazer a Katia…essas são algumas expressões usadas somente no mundo GLS? Não mais! Graças aos Blogs e Redes sociais, essas expressões também entraram nos vocabulários dos héteros, e também (acreditem) de gibis!

Em uma história da tuma da Mônica (Magali N°.41, maio de 2010) expressões como “ Tô loca”, “Só no carão”, “muito close”, “vai ser babado”, “tô passada”,”abafa“, entre outras, também começam a fazer parte do roteiro.

Outro exemplo é o grito “Uh, Lady Gaga!, que não tem significado preciso. É uma interjeição usada para fazer humor. Também é um dos símbolos de um novo vocabulário que saiu do mundo dos gays, das lésbicas e simpatizantes e se disseminou entre os falantes em geral. As gírias se espalharam pela internet, por blogs e redes sociais. A TV também contribuiu, com programas de humor e reality shows. Por esses canais, expressões antes restritas à comunidade gay estão ficando populares entre os héteros.

O impacto dessas novas expressões na língua portuguesa mudou. Antes, sem a grande força da internet, a maior parte das brincadeiras se limitava à fala. A internet mudou isso. As expressões são registradas nos blogs e nas redes sociais. Isso tem duas consequências: A primeira é o registro escrito no jeito de falar,são maneiras diferentes de escrever as palavras, “simulando” um jeito de falar afetado, entendido como gay. O segundo efeito da internet é dar permanência às novas expressões. Com o registro na rede, há chance de essas palavras virarem mais do que uma moda passageira. Algumas expressões podem se incorporar de forma mais definitiva ao vocabulário geral dos brasileiros. Uh, Lady Gaga!

Caminhando nessa evolução, um dicionário foi criado para que ” leigos”  entendam melhor essas expressões. Como tudo tem que ser irreverente, o dicionário tem o nome de Aurélia, fazendo uma representação do dicionário Aurelio. Abaixo, alguns significados das expressões usados pela comunidade gay:

Aloka: Interjeição de espanto diante de uma atitude louca de álguem.

Aham Claudia, Sentá lá: Expressão para concordar e ao mesmo tempo menosprezar.Surgiu quando a apresentaora Xuxa pediu a uma criança para voltar para a platéia.

Fazer a Egípicia: Ficar indiferentes, superior.

Fazer a Kátia: Fazer-se de desentendido. Referência a cantora cega que fez sucesso nos anos 80 com o Rei Roberto Carlos

Uh, Lady Gaga! : Interjeição para provocar riso em qualquer situação. Remete a cantora Lady Gaga, defensora e ícone da comunidade GLBT

Mell dells!

Rafael Vargas

6 Respostas para “Vocabulário Gay em Alta!

  1. Tipo, esse dicionário tá legal ! Mais ainda precisa de muuuito mais coisas… ta muito pobrinho .. KK ALoka,

  2. adorooooooooooooo. meu sobrinho e guey eu vivo c/ os amigos dele,sou etero tenho 52 anos sou avò +cheia de vida e adoro bajuba com eles…!beijosssss

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s