Sexta-feira 13: Você tem medo de quê?

gato-pretoPara muitas pessoas a sexta-feira 13 é um dia de azar, algumas delas se pudessem nem saíam de suas casas, outras não saem mesmo, já outras acreditam que é um número positivo, que traz sorte e foi mal-interpretado.

Nada melhor que uma bruxa de verdade nos falar sobre a origem da sexta-feira 13, não é mesmo?

Conversei com Mavesper Cy Ceridwen, sacerdotisa wiccaniana, taróloga e terapeuta xamânica e holística há mais de 16 anos. Fundadora da Tradição Diânica do Brasil, lidera o Coven Círculo de Prata e o Grove Espiral de Prata. É iniciada na Tradição Alexandrina. Presidente Nacional da Abrawicca e estudiosa de Tealogia comparada, autora publicada em diversos periódicos nacionais e estrangeiros, dedica seu tempo a atuação em organismos para o fim do preconceito e o diálogo inter-religioso, e ao ensino da Wicca em todo o Brasil. Mantém a Wiccan Village Chácara Templo da Deusa, centro de estudos e treinamento sacerdotal wiccaniano e pagão em Brasília, DF. Conduz há 10 anos o trabalho de Reconsagração do Ventre, para cura das feridas do feminino e sua reconciliação com o masculino, em um trabalho de integração.

Mavesper por que tanto medo em relação às sextas-feiras 13?

Primeiramente, bruxos não temem a sexta-feira treze. Bruxas e bruxos, praticantes da religião Wicca, são pagãos. A etimologia dessa palavra revela que pagão é aquele que vive nos campos, ou seja, aquele que tem uma espiritualidade voltada para os ciclos da natureza, vendo nesses ciclos a expressão da Divindade criadora ou a Deusa, a Grande Mãe.

Mas qual a origem de tantas superstições em relação a este dia?

A superstição de que a sexta-feira 13 é um dia de azar não vem da mitologia pagã. Ela vem da mitologia cristã e tem origens medievais. Como segundo a mitologia cristã, na ultima ceia de Cristo, era uma sexta-feira e havia 13 convidados à mesa, e o 13 º teria sido Judas, o traidor, então o número 13 foi ligado a eventos ruins. Da mesma maneira, essa é a origem de se achar que dá azar derrubar sal na mesa, porque nos quadros que representam a última ceia de Cristo é o mesmo Judas que derruba o saleiro sobre a mesa.

Então a tão temida sexta-feira 13 nada mais é do que um mito cristão que virou crendice?

Sim, é superstição popular oriunda de costumes e crenças cristãs. Nãocremos, porém que haja bases religiosas no cristianismo para essa crença, trata-se apenas de algo que se popularizou e se propagou, como toda supestição por pura ignorância e medo do futuro. Como podemos ver, nada disso tem a ver com as bruxas e suas crenças.

Alguns pregam que a sexta-feira 13 tem ligação com a Deusa Hécate que era cultuada nesta data em tempos pré-cristãos e que como em sua mitologia ela é uma das “faces da morte” seria outro motivo para se temer. O que você tem a dizer sobre isso?

Eu particularmente, não acredito que Hécate tenha nada a ver com as sextas-feiras 13.

A sexta-feira 13 então não tem nenhum valor para as bruxas?

Para bruxas, a sexta-feira 13 nada tem de especial, embora o número 13 seja considerado um número sagrado para a Deusa que veneramos. Como a Deusa é o próprio universo, celebramos sua existencia e nossa comunhão com Ela de acordo com os ciclos da natureza. A Deusa sempre foi vista nos ciclos da Lua e há 13 lunações em um ano, que marcam nossas celebrações religiosas.

Para as bruxas, existe outro significado para o número 13?

O Treze é um número sagrado da Deusa e determina algumas coisas importantes na religião Wicca, por exemplo, os covens – grupos de prática – são formados por no máximo 13 membros. Assim, para bruxas e bruxos, o número 13 jamais trará azar, mas sim as bençãos da Deusa da Lua é o número a Ela consagrado desde tempos pré-históricos.

Bom Mavesper, muito obrigado por ter nos cedido esta entrevista e gostaria de convidá-la a participar mais vezes no Blog.

Boa sexta feira 13 para todos! Bênçãos da Senhora da Vida!

Mavesper

Mavesper Cy Ceridwen

Maiores informações:

Site:
www.templodadeusa.com.br

Blog: Palavra de bruxa:
http://mavesper.wordpress.com/

Entrevista por: Leonardo Portela

4 Respostas para “Sexta-feira 13: Você tem medo de quê?

  1. TENHO MEDO DE DEUS TENHO QUE AGRADA-LO TODOS OS DIAS E SEI QUE O SISTEMA ESTA NAS MAOS DELE,NÃO SOU RELIGIOSO,MAS TAMBEM NÃO SOU BOBO ME PROTEJO COM JEJUNS E PRECES A DEUS POIS SEI QUE O MAL TAMBEM EXISTE.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s