Manual da boa educação: Sorriso e Pré-Diálogo

Quem pensa que boa educação é coisa de gente fresca só pode ser um brucutú que nunca devia ter saído do mato que é seu lugar.

Boa educação é para todos, uma forma de viver em harmonia, não uma demonstração de status social. Aliás, muitas vezes, quem comete a falta de educação é uma pessoa polida, que sabe manusear qualquer talher e apreciar um bom vinho.

Dizem também que é coisa que vem do berço, outro engano muito comum, boa educação é algo possível a qualquer ser humano com o mínimo de discernimento.

Eu não tive aulas de etiqueta, mas mesmo assim, todos me consideram extrememamente educado. Pensando nisso e nas grosserias que tenho visto e ouvido por aí, decidi escrever este pequeno manual e talvez outros sobre boas maneiras e comportamento.

A primeira coisa que toda pessoa educada deve saber fazer é sorrir, perceba a diferença entre um sorriso que mostra sua simpatia de uma gargalhada que, em determinadas situações, mostram quão deselagante e xula é uma pessoa.

Sorriso não tem som, cheiro nem mostra todos os dentes da boca, mas mostra como a pessoa que sorri é agradável, simpática e educada.

Cuidado com excessos para não ser confundida com uma pessoa dissimulada.

Sorria ao entrar em uma sala, em uma balada, ou seja, em lugares onde existam pessoas. O efeito agradável causado por um sorriso é imediato.

Ao receber uma pessoa, sorria e a primeira conversa DEVE ser mais ou menos assim:

Olá (ou Oi)  Fulano, tudo bem?

E a resposta DEVE ser:

Tudo bem (obrigado) e você?

Pede outra resposta:

Tudo bem também!

Viram que já há um diálogo super agradável? Uma deixa pra pessoa perguntar dos projetos, da família, da balada. E assim tem início uma conversa de gente educada.

O mesmo vale para o telefone com algumas alterações:

Ao receber uma chamada, e você não sabe quem está ligando, (é claro que não precisa sorrir) diga:

Alô!

A pessa DEVE responder:

POR FAVOR, eu gostaria de falar com Fulano!

Do outro lado:

Quem gostaria de falar com ele?

Do outro lado:

É o Cicrano da empresa tal!

Do outro lado:

Um minuto POR FAVOR

Fulano atende:

Alô

Cicrano:

Alô é o Fulano?

Fulano:

Sim, pode falar…”

Cicrano DEVE se apresentar de novo:

Fulano, aqui é o Cicrano da empresa tal…”

Perceba que nesta situação um terceiro atendeu o telefone e repassou para o Fulano. Se Fulano não estivesse em casa ou não quisesse atendê-lo, saberia quem teria ligado.

Veja agora como DEVE ser uma conversa em que Fulano atendeu o telefone:

Alô

Oi Fulano é o Cicrano, tudo bem?

Tudo bem Cicrano e você?

Faço um adendo importantíssimo aqui: A não ser que a pessoa da conversa seja seu terapeuta, em qualquer outra situação você DEVERÁ estar sempre bem. As pessoas, na maioria das situações, não querem saber se você está bem ou mal. Perguntam por EDUCAÇÃO apenas.

É claro que há excessões. Você tem um amigo confidente e pode perguntar se ele pode te ouvir, se for rápido pode ser por telefone, se for uma longa conversa, marque pra falar pessoalmente, afinal telefone não é para longas conversas, além de ser chatíssimo mostra que você não tem nenhuma consideração com a pessoa que está queimando a orelha do outro lado da linha.

Encerro aqui a primeira parte deste manual que chamarei de Sorriso e Pré-Diálogo. Espero que tenham gostado.

Mandem e-mails criticando, sugerindo outros assuntos etc.

#ficadica: O livro Na Sala com Danuza que pode ser encontrado na internet por volta de R$ 17,90.

Leonardo Portela

3 Respostas para “Manual da boa educação: Sorriso e Pré-Diálogo

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKk… puxa, sou deselegante então: meu sorriso além de fazer barulho aparece até minha faringe. KKKKKKKKKKKK… que vergonha!!! Vou me policiar mais. Sempre bom ser elegante. Ser educado nunca é exagerado!!! BJOS

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