Administradores de site para download de séries podem pegar até 4 anos de reclusão por pirataria

O casal que administrava o site Brazil Series, onde até o dia 15 de julho se achava várias séries de TV para baixar, foi preso pela polícia de São José dos Campos (SP). Eles responderão ao crime de violação de direito autoral, o artigo 184 do Código Penal Brasileiro. Dependendo do entendimento do juiz, a pena vai de três meses de detenção a quatro anos de reclusão mais multa.

A ação aconteceu no dia 15 último e foi, ao que parece, a primeira prisão em flagrante por violação de direitos autorais no Brasil. Eles foram presos porque, na visão dos investigadores, eram piratas que “ganharam bastante dinheiro com isso”, a partir de doações, publicidade no site e a parte paga por “download premium”. Pelas informações da polícia, o site recebia 800 mil visitantes únicos por mês.

O site é observado desde que a Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM), que aparentemente também cuida de séries de TV, foi criada em 2007. O lobby constante da APCM e denúncias aos serviços de hospedagem, sites de relacionamento e polícia civil já provocaram que outros sites saíssem do ar, como o popularíssimo Legendas.tv que negou ter saído por esta razão ou a comunidade Discografias do Orkut. O gerente jurídico da APCM, Edner de Toledo Alves Bastos, disse à Folha que “uma material farto relativo à pirataria foi apreendido na casa dos dois indiciados”

“[Encontraram] computador, notebook, várias listas de papel com filmes e seriados, milhares de DVDs –eram mídias coloridas e queimadas. 90% [do conteúdo] das mídias estava no site deles”, afirmou.

Desde o dia 16, o site tem apenas algumas mensagens (“Pirataria é crime, preço dos DVDs é roubo”) e dois vídeos, como este abaixo:

Texto original: Gizmodo

E é por isso que retiramos nossos downloads de séries e filmes do Blog, infelizmente, por duas vezes, chegamos a ter problemas com a plataforma que utilizamos, então não dá. Também não quero ser preso, rs.

Mas e vocês, acham que copiar é o mesmo que roubar?

Leonardo Portela

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s